sábado, outubro 07, 2006

Dia Mundial dos Castelos

in: Público
Património
Castelos portugueses se fossem postos à venda tinham dezenas de compradores
07.10.2006 - 17h21 Lusa


Os castelos portugueses se fossem postos à venda teriam dezenas de compradores, incluindo estrangeiros, o que podia ajudar a manter este património, afirmou hoje o presidente da Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos, Francisco Sousa Lobo.

Estes monumentos "vêem-se de longe, marcam a paisagem e atraem as pessoas", adiantou o responsável que falava aos jornalistas em Évoramonte, concelho de Estremoz, onde decorrem hoje as comemorações do Dia Nacional dos Castelos.

Sousa Lobo lembrou que em Portugal os castelos são quase todos do Estado, contando-se pelos dedos das mãos o número de castelos, fortalezas ou torres que são propriedade privada.

A sua concessão a privados, disse, podia "ajudar a manter esse património".

As comemorações do Dia Nacional dos Castelos têm como palco a histórica vila alentejana de Évoramonte, cujo castelo foi construído há 700 anos.

O vereador da cultura da Câmara Municipal de Estremoz, João Carlos Chouriço, explicou que o município pretendeu integrar as celebrações do Dia Nacional dos Castelos nas actividades comemorativas dos 700 anos do castelo de Évoramonte.

O programa comemorativo incluiu um conjunto de conferências relacionadas com a histórica localidade, a apresentação de um livro sobre o castelo de Évoramonte, com textos de diversos autores, e o percurso do imaginário.

Um jantar medieval hoje na Torre/Paço Ducal do castelo de Évoramonte com animação da época completa o programa da iniciativa cultural.

O evento contou com cerca de 200 participantes, entre os quais o capitão de Abril Otelo Saraiva de Carvalho.

A Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos, que visa a defesa e salvaguarda do património histórico militar, segundo o seu presidente, pretende contactar os municípios com castelos e sensibilizá-los para se associarem, em 2007, às comemorações do Dia Nacional dos Castelos com o intuito de este evento cultural decorrer em diversos locais.

As comemorações deste ano do Dia Nacional dos Castelos resultaram de uma organização conjunta da Câmara Municipal de Estremoz e Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos, com o apoio do Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) e Liga dos Amigos do Castelo de Évoramonte.

O Dia Nacional dos Castelos foi também comemorado em Lisboa, no Castelo de São Jorge.

Sem comentários: