quinta-feira, setembro 07, 2006

Casa João Franco

Depois da casa Cunha Leal, novas notícias do Alcaide, agora relativamente à casa João Franco. Para colocar a cereja no bolo falta mesmo é o aproveitamento cultural da casa de D. Fernando de Almeida. Esperemos que não tarde....


in: Jornal do Fundão

SECÇÃO: Regional

Para dar a conhecer a aldeia
Centro interpretativo na Casa João Franco
A CONSTRUÇÃO de um Centro Interpretativo está englobada na segunda fase do projecto de aldeia, da Rota das Aldeias Tradicionais.

Está previsto que este espaço vá para os baixos da Casa João Franco, “uma das casas mais significativas do Alcaide, que a par com a Casa Cunha Leal” conferem um valor muito especial a esta aldeia.

No Alcaide está presente uma relação muito interessante entre Monarquia (por João Franco) e República (por Cunha Leal), “característica que queremos trabalhar”, conta o vereador Paulo Fernandes. O responsável pela cultura adianta ainda que “se está a fazer um levantamento do arquivo histórico do Alcaide com a Universidade Católica de Lisboa” que tem um acervo documental muito bom sobre a aldeia e João Franco. Além disso, neste Centro prevê-se também documentar a actividade agrícola de Alcaide, muito ligada à cereja e ao azeite.

Sem comentários: