sexta-feira, julho 28, 2006

A UNESCO aprovou a criação do geoparque da Naturteo

in: Pblico de 28/2006
Turismo de natureza
Unesco aprova primeiro geoparque português na Beira Baixa e norte do Alentejo
28.07.2006 - 18h31 Lusa


A Unesco aprovou a criação do primeiro geoparque português num território que abrange o sul da Beira Baixa e norte do Alentejo, disse hoje à agência Lusa fonte da candidatura.

A candidatura do “Geoparque Naturtejo da Meseta Meridional” foi apresentada no ano passado, com vista ao aproveitamento turístico e científico do património geológico que se encontra no seu território.

Segundo Armindo Jacinto, presidente da Naturtejo – empresa intermunicipal de promoção turística – a candidatura foi aprovada por unanimidade numa reunião da Comissão de Coordenação da Rede Global de Geoparques da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) realizada na última quarta-feira, em Inglaterra.

O território proposto passa a fazer parte da Rede Global de Turismo de Natureza, sob os auspícios da Unesco. A Unesco é a entidade responsável pela classificação de geoparques e define-os como um território com sítios geológicos de relevo pela importância científica, raridade e beleza.

Para além da mais-valia nas acções de promoção turística da região Centro e de Portugal, o Geoparque Naturtejo da Meseta Meridional passa a ser divulgado junto dos visitantes de toda a rede internacional de geoparques da Unesco. Em todo o mundo, existem 37 territórios com esta classificação, 25 dos quais na Europa.

A Naturtejo é constituída pelos concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Proença-a-Nova, Vila Velha de Ródão e Nisa

Sem comentários: