sexta-feira, julho 28, 2006

Maria João Pires desiste do Centro de Artes de Belgais e transfere-o para S. Salvador da Baia

A Cultura da Beira Interior mais empobrecida, mas S. Salvador da Baía merece o acolhimento de um projecto como foi o do Centro de Artes de Belgais. Espero, sinceramente, que aí, finalmente, Maria João Pires consiga desenvolver na integra o que acalentou criar em Belgais. A escola da Mata, as crianças da região, os músicos em Portugal, perdem com o encerramento do Centro de Artes de Belgais, mas as crianças de S. Salvador, os músicos brasileiros, talvez venham a tirar benefícios da actividae cultural criativa de Maria João Pires. De qualquer forma, um muito obrigado por tudo o que Maria João Pires fez pelo desenvolvimento cultural da Beira Interior.



in: DN de 28/7/2006
Maria João Pires abandona Belgais e vai para o Brasil


Paula Lobo
A pianista Maria João Pires anunciou ontem, em entrevista à RDP/Antena2, que vai instalar-se definitivamente no Brasil e desistir do Centro para o Estudo das Artes de Belgais, próximo de Castelo Branco, numa quinta que comprou há sete anos.

Em Portugal, afirmou, "estava a ser vítima de uma verdadeira tortura". "Parto para me salvar um pouco dos malefícios que Portugal me estava a fazer", explicou Maria João Pires, considerando que comprar casa no Brasil - país onde ia "respirar" - é um "momento de coragem". Sem adiantar pormenores do que motivou a decisão.

Há muito que a mais internacional - e premiada - dos pianistas portugueses se queixa dos problemas de financiamento de Belgais, e há muito que viaja com regularidade para o Brasil. Mas não se esperava que seguisse o exemplo de José Saramago, o escritor que preferiu o "exílio" na ilha de Lanzarote.

Apoiado, entre outras entidades, pela autarquia e pelos ministérios da Educação e da Cultura, Belgais fundou também uma escola básica na Mata, uma aldeia vizinha. Tendo já dado início ao processo de autorização de residência, a pianista pretende mudar-se para Salvador da Baía e fazer ali arrancar um novo projecto semelhante a Belgais - que está vocacionado para a apresenta- ção de concertos de música clássica, workshops, residências e formação de crianças das escolas da região.

"Sofri fisicamente todos aqueles anos em que me dediquei ao projecto e tentei fazer tudo, e não consegui... no fundo, não consegui mais do que um começo", lamentou. Recorde-se que, em Março, Maria João Pires, de 62 anos, sofreu em enfarte do miocárdio quando se encontrava a descansar em Salamanca. Operada em Espanha, teve de adiar por dois meses a sua digressão europeia.

Sem comentários: