terça-feira, julho 04, 2006

Dois volumes das Obras Completas do Beirão Manuel Antunes, já editados




A Gulbenkian editou já o Volume 3 do Tomo 1 e o Volume 1 do Tomo 2, das obras completas de um grande beirão, padre, pedagogo, professor, filósofo, ensaísta, jornalista, filólogo, classicista, Manuel Antunes. Apresento texto do responsável genérico pela publicação dos seus escritos.

OBRA COMPLETA DO PADRE MANUEL ANTUNES, SJ
O Padre Manuel Antunes, sj (1918-1985) foi um dos mais brilhantes e marcantes pedagogos do século XX português.

O testemunho dos seus alunos e a sua reflexão escrita sobre a educação e sobre o projecto de homem a formar manifestam que Manuel Antunes concebia o processo pedagógico como intrinsecamente relacional e dialogal, assente na relação entre o educador e o educando e entre este consigo mesmo. Postulava um aperfeiçoamento humano contínuo pela exploração máxima do que chamava "a capacidade educacional do homem". As belas e inovadoras palavras que utilizava para desenhar um perfil novo de pedagogo e um novo projecto de educação traduziam-se, de facto, na sua prática pedagógica.

Os cerca de quinze mil alunos que passaram pelas suas aulas ficaram marcados para a vida, particularmente com aquelas aulas magistrais de História da Cultura Clássica, cadeira obrigatória e transversal a todos os cursos de Letras do primeiro ano desde a reforma de 1957. A figura e a arte do Padre Manuel Antunes atraíam quase hipnoticamente as suas centenas de alunos reunidos no Anfiteatro I da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Era um colosso de sabedoria que brotava, límpida e firme, de uma figura mínima de homem de voz sumida, mas que fazia os ouvintes voar de enleio entre Gregos e Romanos, passando por todas as épocas da cultura ocidental até ao momento presente.

Atento aos dinamismos da cultura internacional (a Brotéria e a sua riquíssima biblioteca eram uma espécie de placa giratória de circulação, actualização e divulgação de saber, basta ter em conta o elevado número de revistas internacionais assinadas e permutadas e os livros recebidos e recenseados pelos redactores deste periódico) e como analista sagaz da evolução vertiginosa da sociedade, publica reflexões muito lúcidas e até visionárias que anteciparam tendências e problemas que, então, ainda mal emergiam em Portugal.

Os textos reunidos neste segundo tomo da Obra Completa do Padre Manuel Antunes, sj são afinal um bom pórtico para a compreensão do conjunto da sua obra: uma obra paedagogica, à qual nada do que seja humano lhe é estranho, na qual tudo importa compreender e encontrar um caminho que dê sentido ao homem enquanto ser em processo de formação permanente, tendo como meta um ideal de plenitude.

José Eduardo Franco

Plano Geral da Obra:

Tomo I - Theoria: Cultura e Civilização
Áreas Específicas N.° de volumes Coordenadores científicos
Cultura Clássica Vols. 1 e II Arnaldo Espírito Santo
Filosofia da Cultura Vol. III Luís Machado de Abreu
História da Cultura Vol. IV Luís Filipe Barreto

Tomo II - Paideia: Educação e Sociedade
Vol. I
José Eduardo Franco
Tomo III - Política
Vols. I e II
Guilherme de Oliveira Martins
Tomo IV - Religião, Teologia e Espiritualidade
N.° de volume Coordenadores Científicos
Vol. I Hermínio Rico
Roque Cabral

Tomo V - Estética e Crítica Literária
ols. I e II
Eduardo Prado Coelho
Tomo VI - Correspondência
Vol. I
Aires Augusto Nascimento
Tomo VII - Biografia Ilustrada
N.° de volume Autores
Vol. I José Eduardo Franco
Luís Machado de Abreu

Manuel Antunes, coordenou, dinamizou, editou, escreveu artigos com múltiplos pseudónimos,durante dezenas de anos para a revista Brotéria. Esta revista, cuja edição se iniciou no Colégio de S.Fiel, em 1902, foi até hoje a revista científica (na altura) de maior peso e renome internacional, editada na Beira Interior. A Beira deixou passar o seu centenário da edição do primeiro número, com a maior modéstia, esquecimento e porque não ingratidão.

Sem comentários: