sexta-feira, julho 28, 2006

Centro de Artes de Belgais, continua

Uf.... que alívio, afinal o Centro de Artes de Belgais, segundo o maestro César Viana, vai continuar, mesmo com o apoio de Maria João Pires. Obrigado........


in: Publico on-line 28/7/2006

Pianista ficará responsável pelas “questões artísticas e pedagógicas"
Maria João Pires não abandonou projecto de Belgais
28.07.2006 - 19h10 Lusa


O presidente do Centro Educativo para o Estudo das Artes de Belgais, fundado nos arredores de Castelo Branco por Maria João Pires, afirmou hoje que a "tortura" evocada pela pianista decorreu das funções administrativas a seu cargo e não representa um abandono do projecto.

"Belgais continua e continua com a Maria João Pires. Não há de todo um abandono, pelo contrário, só uma alteração de funções" disse o maestro César Viana, responsável do Centro Educativo para o Estudo das Artes de Belgais.

Ontem, em declarações à rádio Antena 2, Maria João Pires confessou que o seu projecto musical em Belgais lhe causou enorme sofrimento, assumindo-se, sem especificar, como "vítima de uma verdadeira tortura".

O director de Belgais explica que a "tortura" diz respeito às funções administrativas que a pianista desempenhava no centro educativo, alteradas há cerca de um mês quando deixou, em Assembleia-Geral, a direcção da associação, para ser substituída pelo próprio César Viana. "Era um absurdo que a consumia e torturava, dedicar 90 por cento do tempo a funções administrativas. É uma luta imensa procurar apoios financeiros que não aparecem", esclareceu o maestro.

Segundo este, Maria João Pires, tendo embora deixado de ser presidente da direcção, "continua na associação e passa a concentrar-se mais nas questões artísticas e pedagógicas". "Foi esse o objectivo da alteração. Aliás, se a decisão não tivesse sido tomada em perfeita consonância com ela nunca aceitaria esta posição", acrescentou o responsável.

Quanto à ausência da pianista no Brasil, onde tem casa e pretende dar corpo a um projecto similar ao de Belgais, em São Salvador da Bahia, o maestro considera "absolutamente natural" a pretensão de Maria João Pires. "É absolutamente natural que o queira fazer. Passa parte do tempo no Brasil, o ano passado esteve lá cinco meses e é uma pessoa muito generosa", afirmou.

Em relação a Belgais, César Viana reiterou que o projecto vai continuar, "e, se possível, ser melhorado", incluindo todas as vertentes actuais que passam pelo coro infantil, as residências artísticas, concertos e o projecto educativo da escola da Mata, entre outras actividades.

Nascida em 23 de Julho de 1944, em Lisboa, Maria João Pires deu o seu primeiro recital aos 5 anos mas, só em 1970, o seu talento foi reconhecido internacionalmente, quando venceu, em Bruxelas, o Concurso Internacional do Bicentenário de Beethoven.

Interpretando obras de Bach, Beethoven, Schumann, Schubert, Mozart, Brahms, Chopin viajou por todo o mundo, tornando-se uma presença regular em salas de concerto da Europa, Canadá, Japão, Israel e nos Estados Unidos.

Recebeu, em 1989, o Prémio Pessoa e em 1999 fundou o Centro para o Estudo das Artes, em Belgais.

Sem comentários: