terça-feira, maio 23, 2006

Parkurbris-Há muito trabalho pela frente....

Para avançar na área da Medicina é necessário que a UBI consiga um nível científico, bem mais significativoque o actual, na área da Biologia e também nas engenharias. A U. do Minho conseguiu, em simultaniedade, desenvolver estas três áreas, tem uma das equipas científicas mais avançadas, a nível europeu, no cruzamento entre a engenharia e a Biologia e vai coordenar um projecto europeu, nestes domínios. Hoje em dia a investigação em medicina é constituída por equipas pluridisciplinares, não sendo possível fazer investigação de qualidade se não se tem recursos humanos, em diferentes áreas. Parkubris pode vir a acolher essa fileira, mas a UBI tem que trabalhar, muito e bem, para conseguir formar e atrair quadros de qualidade. O estabelecimento de parcerias com Universidades espanholas, Navarra, Barcelona, Salamanca, Valência, poderá permitir adiantar caminho. A Biologia desenvolveu-se enormemente em Espanha, sendo hoje o País Europeu com quadros científicos, nesta área, com maior reconhecimento internacional

in: Diário xxi
Parkurbis quer expandir-se para empresas da área da Medicina
Terça-Feira, 23 de Maio de 2006
Finlandeses deixam conselhos sobre caminhos a seguir

Representantes de parques tecnológicos de Helsínquia e Oulu aconselharam o Parkurbis a apostar em sectores em que haja “know-how” na Covilhã, como é o caso da Medicina
Luís Fonseca

O Parkurbis - Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã vai criar uma área dedicada a empresas de Medicina, anunciou o presidente do Parkurbis, Carlos Pinto. “Penso que até final do ano teremos condições para avançar no terreno com esse novo espaço, que ainda vamos ter de definir com a Universidade da Beira Interior (UBI)”, referiu Carlos Pinto, que é também o presidente da Câmara da Covilhã. “Estamos na fase de estudo, com base num primeiro esboço que pedimos ao director da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI”, acrescentou o autarca.
O curso de Medicina funciona na UBI desde Setembro de 2001 e as novas instalações da faculdade foram inauguradas em Abril pelo primeiro-ministro José Sócrates.
Carlos Pinto falava ontem na UBI, no final de um sessão pública apresentada por representantes de parques tecnológicos de Helsínquia e Oulu. Teppo Kettula, representante do Technopolis Vantaa Office, em Helsínquia, e de Juhani Saukkonen, director da firma Softwareforum em Oulu, aconselharam o Parkurbis a apostar em sectores em que haja “know-how” e recursos na Covilhã, como é o caso da Medicina.
Segundo o reitor da UBI, Manuel Santos Silva, “a aposta na área da Medicina faz todo o sentido tendo em conta o desenvolvimento da Faculdade de Ciências da Saúde e a massa crítica desse ramo instalada na cidade”. “É uma das possibilidade de expansão do Parkurbis, entre outras áreas”, referiu.

OULU FOI INSPIRAÇÃO
A visita dos representantes de parques tecnológicos da Finlândia surgiu na sequência de contactos anteriores. A Câmara da Covilhã tem um protocolo de cooperação com o parque tecnológico de Oulu desde 1999, a partir do qual nasceu o actual Parkurbis. Inaugurado em Setembro de 2005, o parque covilhanense acolhe mais de uma dezena de empresas, entre projectos instalados e em fase de integração. Para além da Câmara da Covilhã, conta entre os accionistas com a Universidade da Beira Interior e a Portugal Telecom.

“Persistência e contactos certos”
“Persistência e contactos acertados ao nível internacional” foram os dois factores chave recomendados por Juhani Saukkonen para que o Parkurbis possa crescer.
“Está numa região muito agradável, tens boas infra-estruturas, a ligação a uma universidade e há algum ambiente empreendedor. Com persistência e contactos acertados ao nível internacional, o Parkurbis tem futuro”, referiu aquele responsável.
O Parque Tecnológico de Oulu foi criado em 1982 e abrange mais de 200 empresas de alta tecnologia, entre as quais, a Nokia.

Sem comentários: