segunda-feira, maio 22, 2006

Museu do Canteiro - Exposição fotográfica de Aníbal Sequeira

Exposição de fotografia
Exposição fotográfica a não perder, sobre as gentes da Beira. Aníbal Sequeira é hoje um dos fotógrafos, não profissionais, mais conceituado e premiado do nosso País. Natural da Lardosa, economista de profissão, foi captando ao longo de décadas imagens da Beira, que agora nos dá o prazer de nos podermos deliciar com o seu trabalho artístico. Muitas dessas imagens, desapareceram para sempre da nossa Beira, em resultado de múltiplas transformações sociológicas, que ocorreram nas últimas décadas.


in: Reconquista

Gentes de granito no centro cultural


“Gentes de Granito” é o título da exposição de fotografia, da autoria de Aníbal Sequeira, patente ao público no Centro Cultural de Alcains. Ao todo, são cerca de 40 fotografias a preto e branco que retratam a paisagem humana da Beira Baixa. São fotografias das gentes e do quotidiano das aldeias do interior do país registadas pela objectiva de Aníbal Sequeira durante a segunda metade do Século XX.

Nascido na Lardosa, freguesia do concelho de Castelo Branco, em 1937, licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia, Aníbal Sequeira dedica-se à fotografia como forma de expressão artística desde 1960, apesar das suas primeiras fotografias datarem de 1952. Realizou mais de 110 de exposições individuais e participou em mais de 1300 exposições colectivas, nacionais e internacionais. Obteve mais de 3000 admissões e foram- lhe atribuídos mais de 600 prémios.

“Aníbal Sequeira, seduzido pelo preto e branco, sempre com a objectiva da autenticidade na perspectiva do olhar, desdobra a sua obra entre o rural e o urbano. Essas magníficas fotografias, tão conhecidas, das mulheres de preto (essas magníficas mulheres “vestidas de preto até à alma” que Eugénio de Andrade tão bem celebrizou poeticamente) que são talvez a melhor legenda de um certo desespero quotidiano da Beira, grito de uma povertá vivida sempre em horizontes de sombra. Aníbal Sequeira captou esses instantes e fez da liturgia desses dias do mundo rural, do tempo do trabalho, de uma sede ancestral e arcaica (“os sulcos da sede/o descampado”), a saga de um viver, sempre, sublinhe-se, como se ele estivesse, pela fotografia, a fazer uma introspecção ao universo interior de um povo. O preto e o branco, a sombra, o caminho, a árvore, a casa. A aldeia. Os rostos, a festa. Gente dentro da espessura do tempo. O olhar de Aníbal Sequeira por dentro das coisas. É essa a sua grande aventura criadora, reconhecida há muito em certames nacionais e internacionais.” A mostra está patente no Museu do Canteiro até ao dia 30 de Junho e pode ser visitada de terça a sexta das 09H30 às 12H30 e das 14H00 às 17H30, sábado e domingo das 14H30 às 18H30. O Museu encerra às segundas.

Nelson Mingacho

Sem comentários: