quinta-feira, abril 20, 2006

E a Beira Interior aqui tão perto.....

A UBI, IPCB e IPG, ficam a ver passar navios....

Grande lição da UTAD....


PÚBLICO - EDIÇÃO IMPRESSA - LOCAL PORTO

Director: José Manuel Fernandes
Directores-adjuntos: Nuno Pacheco e Manuel Carvalho
POL nº 5867 | Quinta, 20 de Abril de 2006

UTAD e Universidade de Salamanca unem-se para dinamizar inovação regional
Celeste Pereira

Investigadores vão percorrer a região de Trás-os-Montes e de Castela e Leão, à procura de tomadores de projectos, públicos
e privados

Imagine que faz um passeio pedestre no coração do Alto Douro vinhateiro, um percurso devidamente assinalado no terreno, cujos benefícios para a saúde estão cientificamente estudados, e que a respectiva informação lhe é disponibilizada antes da viagem. Imagine que pelo caminho aprecia a riqueza florística, o património geológico e ainda que, depois de tudo isto, entra num restaurante e se delicia com a gatronomia confeccionada a partir dos recursos endógenos da região. Parece simples? Na verdade, não o é.
No Alto Douro vinhateiro escasseiam percursos pedestres sinalizados, restaurantes com comida feita efectivamente a partir de produtos regionais, o património natural e cultural está pouco divulgado... Empenhada em mudar esta realidade, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) lidera, desde há três anos, o projecto Interreg Douro-Duero Século XXI, dirigido para um conjunto de temáticas relacionadas com a valorização dos recursos durienses, das produções agrícolas tradicionais, dos produtos animais, da paisagem e do respectivo património histórico-cultural.
A grande novidade deste projecto é o seu carácter transfronteiriço. Além da universidade transmontana, participa na iniciativa a universidade espanhola de Salamanca (USAL). Pela primeira vez, as duas instituições universitárias juntaram-se para investigar, ensaiar soluções e esboçar estratégias de acção com vista ao desenvolvimento, articulando tradição e inovação e juntando o espaço transfronteiriço Douro e Duero - o projecto contempla o território raiano de Trás-os-Montes, Alto Douro, Zamora e Salamanca.
Os estudos estão concluídos e começa agora um segundo projecto, baseado na mesma parceria, o Dourinov, que visa explorar e fazer avançar os resultados do anterior projecto, promovendo a articulação entre diferentes actores, potenciando os recursos territoriais e incentivando atitudes de empreendedorismo. É um projecto de extensão universitária com uma dimensão inédita: "Na essência, o Dourinov marca a forte vontade da UTAD e da USAL em dinamizar a inovação neste espaço transfronteiriço que une o interior norte de Portugal e a comunidade de Castela e Leão", sublinha Eduardo Rosa, vice-reitor da UTAD para a Investigação e Cooperação.
Nos próximos meses, investigadores das duas universidades saem à rua e participam num itinerário transfronteiriço para apresentar os resultados do projecto académico, com vista a mobilizar a sociedade civil regional, empresários, associações empresariais e turísticas, autarquias e outras instituições. A ideia é encontrar parceiros, tomadores das iniciativas e oportunidades de desenvolvimento e sensibilizar para a necessidade de valorização dos recursos endógenos da região. Tudo isto, numa perspectiva de cooperação transfronteiriça.
Além do carácter transfronteiriço, os estudos realizados têm outra singularidade: não propõem megaprojectos, mas antes pequenas iniciativas locais. "Temos noção que nesta região é muito difícil atrair grandes projectos", justifica Eduardo Rosa.
As ideias/projectos anunciados têm em comum o facto de ter como matriz o aproveitamento e valorização dos recursos e potencialidades da própria região transfronteiriça como forma de valorização e promoção turística da mesma. Quer se trate de projectos de valorização dos produtos agrícolas e agro-alimentares tradicionais, das raças autóctones - só a região transmontana tem 13 raças autóctones -, da promoção de percursos pedestres, ligados à botânica, à geologia ou à arqueologia, inscrevem-se sempre na estratégia de dar sentido integrador aos recursos, à paisagem e ao mundo rural.
Ninho de empresas em 2007

Para apoiar a concretização de projectos e apoiar a criação de pequenas e microempresas, a UTAD projecta criar em 2007 um ninho de empresas. O seu âmbito de acção será regional e deverá contar com a parceria de uma entidade bancária. O projecto foi já apresentado à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, da qual a instituição universitária aguarda respostas a solicitações como o alargamento da banda larga a toda a região transmontana e a continuação do Trás-os-Montes Digital.

Sem comentários: