sexta-feira, abril 21, 2006

Arqueólogos revelam segredos da Beira Interior

in: Diário xxi de 21/4/2006

Arqueólogos revelam segredos da Cova da BeiraSexta-Feira, 21 de Abril de 2006
I Jornadas do Património de Belmonte
Luís Fonseca

Das figuras rupestres do Zêzere, às escavações em Castelo Novo e passando pelas formas sobre como se deve gerir o património local, as jornadas que hoje começam em Belmonte prometem juntar diversos especialistas

Um grupo de investigadores vai hoje e amanhã expor os resultados dos mais recentes trabalhos arqueológicos realizados na Cova da Beira, durante as I Jornadas de Património de Belmonte, anunciou a Câmara local. As jornadas são organizadas pelo município, em colaboração com o Instituto Português de Arqueologia (IPA) e vão decorrer no auditório municipal de Belmonte.
Entre os trabalhos a apresentar durante o dia de hoje, destaca-se a investigação realizada por António Martinho Baptista sobre a arte rupestre descoberta na zona do Poço do Caldeirão, junto ao Rio Zêzere, no concelho do Fundão. As figuras estão cravadas nas rochas perto do rio e têm uma idade estimada de cerca de 20 mil anos, tendo sido identificadas pela primeira vez em Junho de 2003.
São também destacados pela organização os trabalhos de João Rosa e Joana Bizarro sobre “Aspectos da romanização da área urbana do Fundão”, bem como os resultados das escavações nos castelos de Castelo Novo e Penamacor, apresentados por Silvina Silvério. Os trabalhos arrancam às 9h00 e prolongam-se até às 17h30, com 13 intervenções no programa.

GESTÃO DO PATRIMÓNIO
Amanhã, as jornadas vão debruçar-se sobre a gestão do património, com intervenções dedicadas às regras definidas pelos planos directores municipais (PDM) de segunda geração.
Entre outros oradores, estarão presentes José Afonso, director regional de Castelo Branco do Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) e Carlos Banha, responsável pela delegação da Covilhã do IPA.
As intervenções começam às 10h00 e terminam às 15h45 com uma visita a Centum Cellas, ao Castelo de Belmonte e Casa da Torre.

Sem comentários: