terça-feira, março 14, 2006

Azeite - Riqueza da Beira Interior

Na Beira Interior temos dois azeites com a designação DOP, de excelente qualidade, que devemos preservar, divulgar e incentivar ao seu consumo preferencial. Um deles é comercializado no Gourmet do El Corte Inglés e há ainda um azeite biológico da Beira Interior comercializado no Supermercado da mesma empresa.

in: Notícias El Corte Inglés, Março 2006, nº 38
"[AZEITE]
SABIA QUE:
• A percentagem de acidez, e a cor de um azeite não tem relação com o sabor.
• Todas as azeitonas são verdes no início e todas se tornam pretas se as deixarem amadurecer até ao fim.

Nos últimos anos a percepção das possibilidades do azeite virgem tem vindo a aumentar. À semelhança do que se passa no sector vinícola, também o mundo do azeite começa a despertar a atenção dos consumidores.
Os produtores de azeite conseguiram enaltecer e valorizar o azeite virgem, que é o verdadeiro sumo de azeitonas maduras, extraído apenas com a intervenção dos meios tecnológicos que permitem minimizar a perda de propriedadesdas azeitonas.
A oliveira acompanha a história desde os tempos míticos, e nos textos mais antigos encontramos referências à oliveira e ao seu "sumo".
Os Fenícios e os Sírios foram os primeiros a conhecer a oliveira como produtora da azeitona e azeite, e que a levaram para o Mediterrâneo Oriental.
A oliveira começou a ser cultivada nos países mediterrâneos, ganhando importância com os romanos. Mas foram os Árabes que fizeram prosperar esta cultura e a extracção do azeite. A palavra azeite tem origem no árabe al-zait que significa sumo de azeitona.

OLIVEIRA
A oliveira da espécie Olea europea L. é uma árvore de porte médio, cultivada para produção de azeite. É resistente e de fácil adaptação aos terrenos mais difíceis, no entanto a qualidade do azeite varia consoante o solo, e as condições em que é cultivada. Cada oliveira produz em média 20 quilos de azeitonas.

OBTENÇÃO DO AZEITE
A produção do azeite virgem começa com a apanha da azeitona. Depois as azeitonas devem ser devidamente transportadas para o lagar. Não se deve misturar as que são colhidas da árvore com as que são colhidas do chão. É necessário classificar as azeitonas, para depois as separar por lotes.
O passo seguinte é o da moagem da azeitona e preparação de uma pasta homogénea de forma a libertar a maior quantidade de azeite possível. E para terminar a extracção por prensagem ou centrifugação. Este é o modo de produção de um azeite virgem sem nenhum processo químico. Tarefa morosa, vendo que por cada 5 kg de azeitonas se produz 1 litro de azeite.

QUALIDADE
A qualidade do azeite varia consoante a região, a variedade da árvore, o clima, o solo, o grau de maturação das azeitonas, as técnicas de cultivo e extracção, etc.
Para verificar a qualidade do azeite são feitas análises químicas à acidez, índice de peróxidos, teor de ceras e absorvência nos raios UV e provas organolépticas para caracterizar o seu cheiro e sabor.
A acidez é a quantidade de ácidos gordos livres, expressa em % de ácido oleico. A acidez varia consoante as condições em que se encontram as azeitonas quando são laboradas.

CLASSIFICAÇÃO DO AZEITE
O azeite pode ter as seguintes designações comerciais de acordo com as suas características.
Azeite virgem extra - Azeite de categoria superior obtido directamente de azeitonas, unicamente por processos mecânicos e com acidez inferior a 1
Azeite virgem - Azeite obtido directamente de azeitonas, unicamente por processos mecânicos e com acidez inferior a 2%
Azeite - Azeite constituído exclusivamente por azeites submetidos a um tratamento de refinação e por azeites obtidos directamente de azeitonas e com acidez inferior a 1,5%

Estas designações são por vezes complementadas com os seguintes termos:
DOP - São os azeites que têm origem geográfica delimitada, com solos e climas característicos e são exclusivamente elaborados com azeitonas de certas variedades de oliveiras. Estes factores aliados ao saber tradicional da região confere-lhe tipicidade e características qualitativas que os distinguem dos restantes.
Agricultura Biológica - São azeites provenientes de olivais conduzidos de acordo com o método de produção biológico, onde existem condicionalismos importantes nomeadamente na forma de fertilização dos solos e de tratamentos fitossanitários.

O AZEITE E A SAÚDE
Desde o princípio dos tempos que o azeite é apreciado pelo seu valor gastronómico e medicinal. E como comprovam vários estudos, os países que têm uma alimentação rica em azeite, como os países mediterrâneos, mostram um número menor de pessoas com problemas cardiovasculares."

Sem comentários: