sábado, março 04, 2006

Agradecimento de D. Fernando de Almeida a Adelino Ramos Beatriz

D. Fernando de Almeida, em de Trebaruna a Vitória, pag. 43 agradece a quem o ajudou na reconstrução da porta romana do Ponsul, em Idanha-a-Velha. Um dos agradecimentos é para Adelino Ramos Beatriz (Senhor Adelino), sendo desta forma destacada a sua contribuição para a reconstrução da porta romana.


"E assim, a pouco e pouco, graças à condescendência sempre amável das Ex.mas senhoras D. Emitia e D. Cristina Franco Frazão, ao já tradicional auxilio do Senhor Frederico Marrocos, à boa camaradagem do nosso companheiro nas escavações, o Ene Octávio da Veiga Ferreira, a alguns dos nossos alunos da Faculdade de Letras de Lisboa, e seria injustiça se não acrescentássemos os nomes de dois auxiliares muito cuidadosos, o capataz das escavações e guarda das ruínas, Adelino Ramos Beatriz e o pedreiro, Joaquim Pedroso: graças a todos, o arco exterior da Porta Romana do Ponsul foi levantado.
Assim o designamos, por dar acesso ao rio deste nome.
Segundo os princípios recomendados pela Conferência de Atenas: foram unicamente reempregados materiais originais;
- não foi utilizado cimento armado, por desnecessário, mas as aduelas foram fixadas entre si, com cimento, em tão pequena quantidade que não se vê, no entanto a necessária para não se prever o desmoronamento do arco;
- como motivo decorativo foi conservada uma velha figueira ao lado da torre quadrangular; mas para dar mais ambiente ao conjunto, do outro lado da porta foi plantado um loureiro, árvore «romana» por excelência.
pag. 43"

Sem comentários: