segunda-feira, janeiro 09, 2006

Seminário do Fundão - Adolescente Agrilhoado - José Marmelo e Silva

Apresento a transcrição das páginas 136 e 137 de "Adolescente Agrilhoado" de José Marmelo e Silva, Editorial Caminho, por retratar o período que viveu como seminarista, no Seminário da Fundão. As instalações do Seminário de então são hoje as do HOTEL PRINCIPE da BEIRA, depois de adaptações e construções novas, de beleza arquitectónica, que ressalto. Tratou-se de um investimento de mais de 3,5 milhões de Euros, com largo financiamento comunitário. A sua programação, que se insere em actividades típicas de Hotel de Montanha, está a ter também uma componente cultural que se evidencia.
O texto é bastante esclarecedor, relativamente aos obstáculos que eram então colocados, a quem decidia terminar os estudos no Seminário, para os prosseguir em escolas públicas.



José Marmelo e Silva
Adolescente Agrilhoado
“Veja, mana, outra vez derrotado!
Helena soletrou a meia voz:
"... para esta Reitoria poder passar-lhe o certificado de habilitações, seria necessário que o requerente a indemnizasse de seis anos de gratuitidade que gozou neste Internato, o que tudo corresponde a Esc. 36 000$00».
O adolescente, de bruços sobre a mesa da sala, escondia o rosto entre as mãos. Desesperada de raiva, mas não de desânimo, a Helena explodiu, rindo o melhor que pôde:
-- Ora, ora, ora! Eles que fiquem com o certificado, e o mano fica com a sabedoria! Essa não lha pode ninguém tirar! Essa pode usá-la sempre, através de tudo! Patifes!
Apressou-se no entanto a limpar, sem denúncia, os olhos húmidos. Luís Miguel continuava na sua terrível atitude imóvel. Far-ïhe-ia bem chorar, profunda, demoradamente, mas pela primeira vez não tinha lágrimas esta nova espécie de emoção. Então Helena empenhou o corpo
exuberante e toda a sua quente familiaridade em socorro do, adolescente constrangido. Atraiu-lhe o rosto, sobre si, acariciando-lhe os cabelos, e ofereceu-lhe o, amplo peito de jovem mãe, como fonte donde jorrava a mais fresca suavidade da terra. Por fim beijou-o delicadamente nas faces, na boca, puxou-lhe até à cinta a mão submissa. E deste modo se revelou claramente ao Luís Miguel que podia apesar de tudo haver ternura sem pecado, doçura sem remorso, vida, sem castigo.
--O mano tem uma surpresa para si prosseguiu Helena. -- Sábado lhe dirá...
Libertando-se da sua obstinada rigidez, Luís Miguel iluminou um pouco a fronte e rogou apenas:
-- Trata-me, por tu, Lona. 'Preciso muito de ti como minha irmã! nesta fase da vida em que vou entrar...
E parecia-lhe viver um desses momentos de bem-estar tranquilo que a Natureza concede aos heróis, no, ambiente de família, antes da partida para as batalhas. Cada vez a sua luta se lhe apresentava mais clamorosa e exaltaste.
Mais eficaz. Mais urgente.
Em dada altura, acrescentou:
- Já sei da surpresa, que pensas!
Helena fixou-o com os seus grandes olhos interroga
tivos.
--Eu adivinho tudo--J confessou ele. --J Vou instruir um grupo de mineiros. E ganho o meu sustento.
--- Oh, admirável! E por que não começar por aí imediatamente, mano? Depois em Outubro os estudos na cidade -não achas bem?
-- Poderei começar por aí. Tenha que fazer qualquer coisa desde já, senão dou em doido ou dou cabo de mim. E não sabes? disse após um silêncio. -- A propósito desta carta, lembra-me que qualquer coisa no meu passado ficou ainda por saldar. Mas não sei o que é, exactamente... Gostaria de não deixar nada inacabado. Para poder esquecer, sem ódio, sem revolta...”
pag. 136 e 137

1 comentário:

Anónimo disse...

Descubram a figura do cónego Garrett, retratada por Marmelo e Silva e provem o vinho Almeida Garrett, servido no Hotel Principe da Beira. Que associações fazem?

Mas, verdadeiramente inovador é um vinho quente, servido de entrada, no Hotel, ao que penso resultado de uma mistura de Cherry, com vinho tinto Almeida Garrett e pau de canela.. Que deslumbramento, especialmente quando nos vem à memória o Cónego Garrett e o papel que desempenhou naquele espaço, agora Hotel.... Procurei saber a composição do vinho aquecido, tendo-me sido dito que se tratava de um vinho utilizado no estrangeiro. Por aí, lembrando-me de Bruxelas e também recorrendo ao paladar, cheguei à composição que sugiro....