domingo, dezembro 18, 2005

Editora Alma Azul e a Beira Interior






A Editora Alma Azul, com sede em Coimbra e com uma Livraria em Alcains, vem prestando um excelente serviço à Cultura da Beira, reeditando obras de autores da Beira Interior esgotadas e editando novas publicações de autores da Beira Interior ou sobre temas da Beira Interior. Pelo seu catálogo é possível referir a reedição da Etnografia da Beira de Jaime Lopes Dias, organizada tematicamente, Cozinha e Alimentação na Beira Baixa, Contos e Lendas da Beira, por exemplo. Reedição de Viagens de Pêro da Covilhã do Conde de Ficalho. Reedição, com o apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco, da Monografia de Castelo Branco, de António Roxo. Mas também pimeiras edições como sejam Festividades da Páscoa Beirã de Maria Antonieta Garcia, História de Alcains, de Florentino Vicente Beirão, Apontamentos para a História de Escalos de Cima de João dos Reis de Matos, a título de exemplo.

3 comentários:

Anónimo disse...

As reedições de algumas das obras citadas deixam muito a desejar. Ao nível de reedições de peças bibliográficas da região, o trabalho mais exemplar é o que está a ser desenvolvido pela Câmara Municipal do Fundão.

Anónimo disse...

Cada macaco no seu galho. Primeiro é preciso ler e estudar e só depois poderemos comentar. A Alma Azul é uma Editora e não uma Câmara, é como tal que deve ser apreciada a sua linha editorial. Trata-se, no momento, da Editora que mais tem editado sobre a Beira Interior e espero que possa continuar a percorrer esse caminho

Quina Salgueiro disse...

Concordo com o segundo comentário . De facto é impossível comparar editoras com câmaras . Além disse devemos elogiar o trabalho desenvolvido por esta editora em prol dos escritores e das tradições das Beiras . Pena que não tenha uma loja em Idanha -a- Nova . Vão em frente !