segunda-feira, outubro 03, 2005

A criação do Parque Industrial de Castelo Branco

O PCMCB, Joaquim Morão, numa sessão do Observatório do Emprego e Formação Profissional, realizada em Castelo Branco, em 18 de Julho de 2005, fez uma breve descrição da história da criação do Parque Industrial de Castelo Branco.

Aqui fica essa intervenção:
"O PARQUE INDUSTRIAL DE CASTELO BRANCO - EVOLUCÃO E PERSPECTIVA
JOAQUIM MORÃO
CÂMARA MUNICIPAL DE CASTELO BRANCO

Castelo Branco tem-se demonstrado um exemplo positivo. Para criar emprego é preciso tomar decisões a tempo que permitam mais tarde aproveitar as oportunidades que venham a surgir. Foi o que aconteceu em 1973, quando a Câmara de Castelo Branco comprou cerca de 250 hectares, facto que permitiu que em 1980 se começassem a instalar as primeiras empresas, não sendo necessário, então, procurar terrenos. Actualmente, existem 145 empresas no Parque Industrial de Castelo Branco nos mais variados sectores: agro-alimentar, indústria do frio, componentes de automóvel, metalomecânica, têxtil e vestuário, mobiliário e madeiras, distribuição e logística e serviços. A primeira empresa a instalar-se foi a Danone, com pessoas regressadas de Moçambique.
O conjunto das empresas que se criaram e/ou instalaram em 1980 permitiu desenvolver um conjunto de serviços não só à sua volta, mas igualmente em torno do Instituto Politécnico de Castelo Branco e do Hospital, que também surgiram nos anos 80, em Castelo Branco. O conjunto destas infraestruturas potenciou o desenvolvimento desta região que passou de 15 mil habitantes para 40 mil.
Actualmente, entre as empresas instaladas, as mais fortes aumentaram não só as suas instalações, mas também o respectivo número de postos de trabalho. O parque industrial, já consolidado, tem resistido à crise que entretanto se instalou, e em 1998, criaram-se condições para se proporcionar um novo salto, tendo a Câmara, nesse ano, comprado cerca de 120 hectares de terreno.
Nos últimos meses, tem-se assistido a uma procura crescente por parte de empresas que se desejam instalar nesta região. Neste momento, existem 50 empresas em processo de instalação que irão criar cerca de 500 postos de trabalho. O sector dos serviços é o que denota uma maior tendência para a deslocalização para dentro desta região e na área do comércio também se tem verificado uma procura bastante acentuada.
Para além do acréscimo de procura por parte de empresas que se desejam instalar, verifica-se também um aumento da procura por parte de empresas já instaladas, mas que desejam alargar a sua produção ou instalações.
Esta crescente procura por parte das empresas é também fruto de algum investimento, designadamente ao nível das acessibilidades, com a criação de infraestruturas viárias, e do sistema de gás natural que permitiu aumentar a competitividade da região. Para além destes aspectos, existe todo um conjunto de factores que possibilitou a alavancagem de todo este processo, nomeadamente a própria instalação do Centro de Formação no Parque Industrial. O mundo rural tem também um importante papel a desempenhar não só nesta alavancagem, mas também na criação de mais emprego, nomeadamente através do desenvolvimento de actividades que permitam o aproveitamento e divulgação dos produtos típicos desta região. Castelo Branco tem conseguido dar resposta ao emprego, na medida em que tem segurado alguns postos de trabalho.
Por outro lado, a Câmara irá criar uma incubadora de empresas, através da construção de um pavilhão com cerca de 9 mil m2 destinado às empresas que, desejando instalar-se na região, ainda não possuem instalações próprias. Posteriormente será também criado um centro tecnológico agro-alimentar com a cooperação do Instituto Politécnico de Castelo Branco e com a Escola Superior Agrária, à semelhança do criado em Badajoz.
Apesar de, ao nível do desemprego, Castelo Branco não ter registado o mesmo ritmo de crescimento do resto do país, convém ter presente que sem medidas e apoios atempados, será impossível salvar algumas das empresas da região que têm sentido algumas dificuldades."

Sem comentários: