quarta-feira, junho 08, 2005

Correcção sobre a Instituição responsável pelo "Endovélico"

Ontem, tinha escrito que a Base de Dados de estações arqueológicas "Endovélico" estava a ser construída pelo IPM, o meu amigo Joaquim, responsável pelo Idanhense, rectificou-me dizendo que o organismo responsável é o IPA. Aqui fica a rectificação.

Mas, para mim o relevante não é quem é responsável pela sua construção, é saber que ela existe, está inacabada e não incluí ainda informação sobre Idanha. Cheguei ao "Endovélico", não pelo IPA, mas sim pelo IPM-Museu Nacional de Arqueologia, que tem a seguinte informação: Estações arqueológicas nas colecções do MNA



Nesta página pode obter informação complementar e ligação ao programa "Endovélico" do Instituto Português de Arqueologia.

Clique sobre a designação da estação para obter informação complementar. Clique sobre código "Endovélico" para aceder à base de dados do IPA
(Página em construção)


Confesso que não li com a devida atenção esta informação, porque para mim era irrelevante, o que queria saber era se a referida Base continha informação sobre Idanha. E não tinha:
Cod. MNA Estação Cod. Endovélico IPA
0355 IDANHA -
0436 IDANHA OU MONSANTO DE BEIRA -
0995 IDANHA-A-NOVA -
0998 IDANHA-A-NOVA -
O código "Endovélico", para Idanha, não está preenchido, o que significa que ainda não foi introduzida informação na Base, mas foi já atribuído código, agora sim, no IPM (MNA) a várias estações arqueológicas. É no referente aos materiais das estações codificadas no Museu Nacional de Arqueologia e só o são se o Museu possuir espólio, que se reportava a minha comunicação de ontem. Lá que há espólio, há com conteúdo ainda não descrito em "Endovélico". Quem disponibiliza informação do "Endovélico" é o IPM, neste caso através do site do MNA, site de qualidade internacional, premiado em 2002 pela Unesco.

Aqui fica a rectificação, que na qualidade de contribuinte, consumidor cultural e investigador o que desejo é que o e-government funcione, seja eficiente e de qualidade.

Sem comentários: