domingo, maio 08, 2005

Identificação de árvores da Gardunha

Embora seja de louvar esta iniciativa há outro tipo de actividades, já iniciadas, que ficaram ficaram por concluir e exigem finalização. Refiro-me ao conteúdo do site www.gardunha.com, constrúido com financiamento comunitário e que urge concluir. Nesse site havia a perspectiva de identificar a fauna e a flora da Gardunha e o Curso agora anunciado pela reconquista poderia contar com essa informação adicional. Há regiões do país que avançaram neste sentido, colocando on-line a descrição da fauna e flora identificadas nas suas regiões (http://www.arborium.net/final/listaespecies_letra.html).
Não podem é esquecer-se os estudos que ao longo dos anos tem sido feitos, nomeadamente os trabalhos publicados nos primeiros números da Brotéria, que entre outras coisas reproduz fotografias de várias árvores da Gardunha. Há que redescobrir esses números e fazer um levantamento bibliográfico dos estudos da fauna e flora da Gardunha.


in: Reconquista
Formação ambiental
Curso identifica árvores na Gardunha





O Centro de Informação Ambiental do Fundão organiza nos próximos dias 7 e 8 de Maio um “Curso de iniciação à identificação de árvores e arbustos da Serra da Gardunha”. O objectivo é dar a conhecer as espécies de árvores e arbustos que existem na Serra da Gardunha e ao mesmo tempo sensibilizar as pessoas para a necessidade de proteger o património natural da região. A iniciativa é aberta aos interessados com mais de 16 anos e as inscrições poderão ser feitas no Centro de Informação Ambiental.

Autor: Nelson Mingacho

Sem comentários: