quinta-feira, abril 14, 2005

Estações Meteorológicas na A23

A imprensa anunciou que a Scutvia da Beira Interior iria instalar 5 estações meteorológicas, ao longo do percurso, para poder dar informações mais seguras e rápidas, aos senhores automobilistas, através dos painéis electrónicos. Excelente ideia, que vai tirar partido da rede óptica colocada ao longo da via, até agora muito subaproveitada, ao que penso. Para além da função de observação vídeo não lhe conheço outra utilidade.
Sugiro, sem implicações de custos para a Scutvia Beira Interior, que essa informação que chega à Central da Lardosa, seja colocada on-line, porque a mesma pode ser muito útil para os agricultores, turismo, escolas, geógrafos e outros utilizadores dos dados Meteorológicos. Essa mesma informação poderá ser divulgada pelas rádios locais e imprensa.
Actualmente a situação da informação meteorológica da região é muito curiosa. Num site de um Centro de Recursos Educativo, de uma escola do Fundão, foi decidido colocar informação meteorológica. Só que a estação com dados on-line que encontraram mais próxima localiza-se em Castelo Branco. Em termos meteorológicos faz uma grande diferença, tomar os dados de Castelo Branco como referência para o Fundão. Poderemos verificar essa diferença se a minha sugestão for seguida. Em www.weatherunderground.com pode ser obtido, freeware, o software que permitirá colocar a informação que chega à Lardosa, na rede mundial de estações Weather Underground, sem custos suplementares. Seria também interessante que fossem colocados sensores que medissem a humidade no solo e também que nas estações de serviço seja disponibilizada informação sobre os dados das diferentes estações. Aliás a Scutvias poderia vender essa informação às gasolineiras.

Sem comentários: