terça-feira, março 08, 2005

CEREJAS
Poemas de Amor de autores Portugueses Contemporâneos

Gonçalo Salvado apresentou à CMFundão o projecto de editar uma colectânea de poetas contemporâneos, que tenham produzido versos com inclusão da palavra Cereja. Maria João Fernandes organizou a ilustração dos poemas seleccionados. Excelente trabalho, quer ao nível da selecção de poetas e poemas, quer ao nível da ilustração. Foram seleccionados vários poetas da Beira Interior, Eugénio de Andrade, Gonçalo Salvado,Luis Filipe Maçarico, António Garcia Romão, António Salvado, E. Melo e Castro, Ruy Ventura, entre outros. Dá para entender que na Beira Interior se produz poesia e dessa forma se molda a sua identidade cultural.

O trabalho de ilustração é notável e conta entre outros, com a participação de José Guimarães, Siza Vieira, Ângelo de Sousa, Lima de Freitas, Júlio Resende, Gonçalo Salvado, Júlio PomarAntónio Ramos Rosa, Graça Moraes.

Trata-se de um trabalho notável, para ler, reler, visualizar e revisualizar, quer pela qualidade dos poemas seleccionados, quer pela excelência dasilustrações.

A Câmara Municipal do Fundão e a Editora Tágide, bem como Gonçalo Salvado e Maria João Fernandes estão de parabéns e esperemos que a sua iniciativa se repita noutras temáticas. A 1ª Edição é de Junho de 2004.

Aproveito para dar a oportunidade de ouvirem um dos poemas seleccionados, Oh Pastor que Choras, da autoria de José Gomes Ferreira, interpretado por Né Ladeira.

Oh Pastor que Choras...

1 comentário:

Maria de Menezes disse...

Gostava de contactar o meu colega de curso de Filosofia na Univ. católica, e poeta Gonçalo Salvado, paraconvidá-lo para o lançamento do emu livro de poesia. Alguém pode-me dar o mail dele? Obrigada.
Maria João Saraiva de Menezes.
http://educacaoliteraturaecultura.blogspot.com