quarta-feira, fevereiro 09, 2005

Adufe e viola beiroa

ADUFE e VIOLA BEIROA

Finalmente, os Conservatórios de Música da região parecem começar a preocupar-se com os instrumentos tradicionais da Beira Interior. Não é só o adufe que está presente nesta iniciativa e também a viola beiroa, ignorada, esquecida e quase extinta, que entra nesta iniciativa do Conservatório Regional de Música de Castelo Branco. É, por enquanto, uma ténue iniciativa, que pode vir a enunciar um processo estruturado que leve à aprendizagem da execução desse instrumento, nos Conservatórios, garantindo assim às gerações futuras, condições para que esta prática cultural da Beira tenha continuidade. Depois da demonstração é preciso criar condições para que os jovens se sintam motivados para a execução instrumental da viola beiroa, fazendo o mesmo que se está a fazer com violas de outras regiões, que estiveram próximo da extinção, como a campaniça, a toeira e a de S. Miguel e que graças ao trabalho cultural desenvolvido nas suas áreas de implantação, estão hoje em plena recuperação. É este o caminho a trilhar, para que a viola beiroa, da região Leste de Castelo Branco, volte de novo a trinar e que vá mesmo no caminho de se chegar a novas composições, adaptadas a este instrumento sui generis e de cariz clássico.

In: Jornal do Fundão de 4 de Fevereiro de 2005

Workshop de adufe no Conservatório
PROMOVER divulgar, e valorizar a música tradicional da Beira Baixa é o objectivo do Conservatório Regional de Castelo Branco que promove, este fim de semana, um Workshop de adufe. A iniciativa inicia-se hoje, pelas 21 e 30 horas, com um concerto pelas Adufeiras de Monsanto no Auditório do Conservatório. Amanhã, entre as 10 e as 18 horas, decorrem diversas actividades relacionadas com o instrumento tradicional, desde conferências à construção de adufes num atelier coordenado pelo construtor José Revas, incluindo sessões de aprendizagem do instrumento e do repertório da Beira Baixa.
O workshop, gratuito e aberto a toda a comunidade, integra ainda uma demonstração de Viola Beiroa, um instrumento quase extinto que importa recuperar.

Sem comentários: