domingo, janeiro 09, 2005

O Museu República e Resistência vai realizar em 2005 uma série de colóquios sobre "0 jornalismo em Portugal, hoje". Um desses colóquios é sobre Blogs e um outro sobre imprensa regional, em que participa o Director do Jornal do Fundão. Ainda estão distantes mas podem ir preenchendo as vossas agendas...


Biblioteca-Museu República e Resistência
Espaço Cidade Universitária
Rua Alberto de Sousa, 10-A à Zona B do Rego
Tel. 21 780 27 60 - Fax 21 780 27 88
e-mail: m.resistencia(a.netcabo.pt
www.cm-lisboa.pt/cultura/DBD/brepublica
Biblioteca-Museu República e Resistência

A BMRR é uma biblioteca especializada em História e Política Contemporâneas, temos cerca de 40000 monografias, centenas de publicações periódicas e um rico espólio documental abrangendo milhares de panfletos, cartazes e outros materiais políticos, tudo em regime de livre acesso.



"0 jornalismo em Portugal, hoje"
Num ponto do calendário em que os ideais republicanos atingem a bonita idade de 95 anos, quanto mais não fosse apenas por essa razão, vem a propósito fazer as contas ao "em que pé estamos?" e/ou ao "para onde vamos?", numa área de actividade social, política e cultural como é (e sempre foi) o jornalismo. Vital.
Sabendo como sabemos que, para além de outras "fontes", novos "agentes" intervenientes se perfilam no fenómeno, as "novas tecnologias" estão a alterar vil, violenta e rapidamente "as regras do jogo" no jornalismo.
Este ciclo de debates ousa deitar contas à vida.
A-Convocatória vai para os profissionais mas - e sobretudo -para os que consomem "produtos" e também para os que querem ser jornalistas.
Programa
26 /Maio /2005 21.30 horas 0 fenómeno "blogs"
Intervenientes: José Pacheco Pereira (Investigador) José Magalhães (Deputado do PS)
Moderador: Fernando Alves (TSF Rádio Notícias)


24 /Novembro /2005 21.30 horas
Jornais Regionais
Intervenientes: Fernando Paulouro das Neves
(Dir. do 'Jornal do Fundão')
Sandra Lopes ("Dir de "A Ponte"- Ponte de Sor)
Moderador: José Carlos Vasconcelos (Dir. "Jornal de Letras

Sem comentários: