quarta-feira, dezembro 08, 2004

Salamanca dá aquilo que na Beira Interior não conseguimos oferecer, interesse pela cultura.

O maestro César Viana e a pianista Maria João Pires realizam em Salamanca projectos que não poderam prosseguir em Belgais. A cultura marginalisada em Portugal é assumida como manifestação essencial em Salamanca. O nosso atraso artístico vai acentuar-se, mas ainda bem que Salamanca está ali tão perto. Talvez, acabemos, de forma indirecta, por aproveitar o trabalho cultural agora desenvolvido em Salamanca. Um dos projectos de Belgais, coordenado pelo maestro César Viana, era o de construir uma base de dados de sons da Beira-Baixa. Sons do dia a dia, do quotidiano, do meio ambiente e também etnográficos. Quem pega agora nesse projecto? O que é que queremos para a Beira Interior? Como queremos atrair gente e turistas se desprezamos a cultura, nas suas múltiplas manifestações?

in: www.salamanca.com a 7 de Dezembro de 2004

La Fundación Caja Duero se asienta temporalmente en el Paseo de Canalejas mientras el presidente de Caja Duero, Julio Fermoso, y l@s músic@s, César Viana y Maria João Pires presentan las pinceladas de la nueva institución como factor de crecimiento y felicidad para la ciudad a través de la educación y el enriquecimiento espiritual a través del arte.


in: www.belgais.net
Paisagem sonora da Beira Baixa

Está neste momento em curso um importante projecto de recolha da realidade sonora do distrito de Castelo Branco. Esta recolha não se limita aos espécimes musicais convencionais (cantadeiras, procissões, tunas, etc,...), promovendo uma recolha de elementos tão importantes para o ambiente sonoro de cada local como o sino da igreja, o rio de cada aldeia, os trabalhos no campo, teares, eventuais ruídos industriais, o café central, etc.

Nesta actividade Belgais colabora com a revista Raia, numa perspectiva de cooperação mutuamente proveitosa com forças cultural e socialmente activas nesta região.
Progressivamente será construído uma espécie de «museu sonoro» itinerante, em que além de se poderem escutar os exemplares recolhidos, se poderão ver instrumentos musicais, alfaias agrícolas, utensílios artesanais, etc.)


Sem comentários: