domingo, novembro 14, 2004

Novo site de Turismo - Monfortinho
Depois do Monfortur a Junta de Turismo de Monfortinho decidiu criar um novo site, para promover o Turismo nas Termas. O novo site jturismonfortinho está redigido em Português, Inglês e Castelhano, o que à partida permite a consulta mais ampla do que o mercado nacional e capta no mercado internacional clientes potenciais. Tem informação sobre as Termas, A Região, Instalações Hoteleiras e Restauração, num e noutro caso restritas a Monfortinho. Relativamente à região tem informação relevante, mas manifestamente insuficiente e incompleta. mporta, por isso, dar mais atenção à região e apresentar o que de belo e relevante, sobre o ponto de vista turístico temos na região. Ignora, por exemplo, o concelho de Penamacor. Nas propostas de actividade não apresenta roteiros turísticos e culturais, como por exemplo a rota dos fósseis, a visita à arte sacra de Proença-a-Velha ou à ponte romana de Alcântara. Sim, importa construir roteiros que incluam património quer em Portugal quer em Espanha, que fiquem na área de influência e visitável a partir das Termas. Quanto à Gastronomia são citados e é apresentada a receita de vários pratos regionais, mas não se identificam os restaurantes e as condições em que é possível provar os referidos pratos. Não serve de muito citar um prato, com indicação que é confeccionado para casamentos, se os turistas não tiverem certeza relativamente à possibilidade de o poderem incluir no seu roteiro gastronómico.
Foi feito um esforço para valorizar a região, mas não se deve dar o trabalho por concluído, bem pelo contrário deve ser entendido como mero ponto de partida. Na construção deste tipo de sites, frequentemente, o primeiro produto é considerado como produto final e o contrato firmado com a empresa que o concebeu é dado por terminado. Claro, que decorrido algum tempo o site fica desactualizado e a sua consulta em vez de incentivar à utilização dos serviços poderá ter um efeito perverso de afastar potenciais utilizadores. Espero, sinceramente, que não seja o caso e que o Grupo Espírito Santo utilize toda a competência que foi criando, ao nível das Novas Tecnologias, para manter o site em actualização permanente.
Só mais uma lacuna, actualmente a oferta de SPA, nos Serviços Hoteleiros, passou a ser um factor de competitividade e de selecção. O SPA do Instituto de Hidrologia é de óptima qualidade, com uma relação excelente no binómio qualidade/preço e no site não se valoriza esse produto. Na minha opinião o SPA das Termas de Monfortinho é dos melhores do País, faltando-lhe incorporar componente de trabalho no exterior, como caminhadas ou exercício físico em contacto com a Natureza e também componentes como a hidroginástica. Os programas de 3 e 5 dias de combate ao Stress são excelentes, mas convêm associá-los mais significativamente ao contacto com a Natureza e também a programas gastronómicos adequados. Isto é, deverá haver mais rigidez na oferta complementar destes produtos e não deixar ao arbitrío dos utilizadores a escolha do programa alimentar, associado ao programa de combate ao Stress.

Sem comentários: