terça-feira, novembro 16, 2004

A Beira Interior fica culturalmente mais pobre.....

in:Público de 16/11

Belgais Vai Suspender Protocolo de
Por MARISA MIRANDA
Terça-feira, 16 de Novembro de 2004

colaboração com Câmara de Castelo Branco

O Centro para o Estudo das Artes de Belgais, dirigido pela pianista Maria João Pires, quer suspender o protocolo assinado em Março deste ano com a Câmara Municipal de Castelo Branco. Essa decisão já foi comunicada ao executivo municipal. "Assinámos um acordo com Belgais, com determinados pressupostos. A associação entendeu que não queria continuar com esse protocolo e decidiu suspendê-lo, a partir do início do próximo ano", explica o presidente da autarquia, Joaquim Morão. Segundo o edil, a pianista Maria João Pires terá justificado a dissolução do acordo com o facto de "querer dedicar-se a outras actividades".

Este protocolo, que visa a realização de iniciativas culturais e artísticas, foi firmado no âmbito do programa INTERREG III entre Belgais, a câmara municipal e o banco espanhol Caja Duero. A entidade bancária adiantaria os 75 por cento correspondentes a um subsídio atribuído pelo programa comunitário e o restante seria assegurado pelo executivo municipal de Castelo Branco e por Belgais. Em contrapartida desta participação da câmara albicastrense, Belgais deveria estender os espectáculos produzidos pelo Centro para o Estudo das Artes a todo o concelho. O acordo, celebrado em Março, permitiu afastar o risco de esta associação "desaparecer completamente", como a própria Maria João Pires afirmou, no dia da cerimónia.

Contactado pelo PÚBLICO, o director financeiro do Centro para o Estudo das Artes de Belgais, Paulo Gomes, apenas confirma a decisão de suspender o protocolo, e opta por remeter qualquer outro esclarecimento adicional para uma nota que a associação deverá emitir ainda esta semana.

Entretanto, ao que o PÚBLICO apurou, os espectáculos agendados para Novembro e Dezembro, no âmbito desta parceria - entre eles, a peça "Morangos com Açúcar", o bailado "O Quebra-Nozes" e o concerto da fadista Mariza -, serão realizados. Cancelada foi já a edição de Novembro da agenda cultural "Boca de Cena". Um instrumento criado ao abrigo deste protocolo, lançado em Março, sob a chancela da autarquia e Belgais, com uma periodicidade mensal, e que visava a divulgação da programação cultural, promovida por vários agentes, junto do público, evitando, também, desta forma, uma sobreposição de eventos.

Joaquim Morão assegura que esta agenda foi suspensa, mas a publicação vai continuar a ser assegurada, desta vez, pela própria edilidade. "Foi suspensa a agenda que fazia parte do acordo com Belgais. Mas a câmara municipal vai ter a sua própria agenda", sublinhou.

Criada em 1999, a associação Belgais tem dinamizado seminários, concertos, residências artísticas, o coro infantil, as oficinas para crianças, a Mediateca Matamundo, instalada na aldeia da Mata, onde também funciona, na antiga escola primária, um projecto educativo pioneiro.

Sem comentários: