quarta-feira, outubro 13, 2004

Decorrido quase um ano sobre esta iniciativa, onde se pode adquirir o livro anunciado
De Trebaruna a Vitória: Ensaios de Arqueologia e ter acesso ao vídeo-documentário?

in: Câmara Municipal do Fundão 2003-09-17 12:55:04.0


Centenário de D. Fernando de Almeida reúne destacados historiadores ibéricos
--------------------------------------------------------------------------------

No próximo 28 de Novembro a autarquia do Fundão organiza as comemorações do Centenário do Nascimento de D. Fernando de Almeida que reunirá na cidade do Fundão e Freguesia do Alcaide, notáveis expoentes da historiografia e arqueologia de Portugal e Espanha. Como palestrantes ou moderadores figurarão nomes como Martín Almagro Gorbea (Universidade Complutense de Madrid), Luís Raposo (Museu Nacional de Arqueologia), María Paz García Bellido (CSIC - Madrid), Amílcar Guerra
(Universidade de Lisboa), António Lourenço Marques (Universidade da Beira Interior), António Salvado (Museólogo), Joaquim Candeias da Silva (Historiador), Justino Maciel (Universidade Nova de Lisboa), Maria Maia e Manuel Maia (Campo Arqueológico de Tavira), Primitiva Bueno e Rodrigo de Balbín Behrmann (Universidade de Alcalá de Henares), José d’Encarnação (Universidade de Coimbra), Raquel Vilaça (Universidade de Coimbra), Ana Margarida Ferreira (Museu de Francisco Tavares Proença Jr.) e Pedro Carvalho (Universidade de Coimbra).
O programa, repartido entre a cidade do Fundão, localidade onde o famigerado médico e arqueólogo nasceu, e a Freguesia do Alcaide, aldeia à qual se ligou desde jovem e onde jaz de resto sepultado, contempla a edição do livro «De Trebaruna a Vitória: Ensaios de Arqueologia, História e Património Regional» (colectânea de textos de D. Fernando de Almeida), a produção de um filme-documentário sobre a vida e obra do homenageado e descerramento de lápides evocativas (nomeadamente no Hospital do Fundão e Alcaide).

Sem comentários: