segunda-feira, outubro 04, 2004

Catálogo de preços de vinhos Brasileiros, Portugueses, Chilenos, Argentinos, Franceses e Italianos

Em Agosto tive a oportunidade de recolher no Rio de Janeiro, numa casa da especialidade, um catálogo de preços e de apresentação de vinhos de vários países. Os preços estão em Reais, em todos os casos, sendo por isso possível comparar os preços de vinhos de vários países, bem como a sua descrição.

Quanto à descrição é de realçar a falta de informação relevante nos vinhos portuguses. Nenhum deles tem indicação explícita das castas de origem ou do enólogo responsável pela produção. Para os vinhos portuguses a referência marcante é tto (tinto) e bco (branco). O seu preço é relativamente elevado, comparado com os concorrentes (variam entre 11, 90 Reais e 225,20 Reais). Não encontrei no mercado qualquer vinho da Beira Interior, o mesmo acontecendo com os azeites. Nos azeites perdominam os italianos.

Os vinhos Brasileiros são sempre apresentados com a casta de origem que vai do Beaujolais, Shiraz, Merlot, Cabernet, Tannat às castas portuguesas. O seu preço varia entre 16,40 Reais e 66,55 Reais.

Os vinhos Chilenos têm o peso mais relevante nocatálogo, conjuntamente com os Argentinos. As castas de origem s~so Merlot, Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Carmenere e Sirah. O seu preço varia entre 13,25 Reais e 290,0 Reais.

Os Argentinos são Malbec, Chardonnay, Cabernet Sauvignon, Tempranillo, Viognier e Syrah. Os seus preços vão de 7,96 Reais a 182 Reais.

Os italianos têm um preço entre 13,70 Reais e 76,90 Reais.

Os vinhos Franceses vão de 14,60 Reais a 83 Reais.

No momento em que a produção nacional é já excendentária e a única saída para esgotar a produção será o mercado externo, os vinhos portugueses precisam de ser muito mais trabalhados, em termos de marketing, para poderem ser competitivos e disputar mercado aos seus concorrentes.

Apresento seguidamente o catálogo citado:



Sem comentários: