quinta-feira, setembro 02, 2004

Enólogo da A.C. da Covilhã - Ângelo Jesus

Não é identificada a madeira em que o vinho estagia. Não são identificadas as castas utilizadas na produção de Espumante. Não é apresentado um curriculo sintético do enólogo. Não é descrito organolecticamente o espumante, nem os pratos recomendados para a sua utilização.


in: Jornal do Fundão de 3/9/2004

Adega aposta em novo espumante tinto
A ADEGA Cooperativa da Covilhã lançou no início de Agosto para o mercado consumidor, o seu primeiro espumante tinto. O vinho é da colheita de 2002 e estão preparadas para sair para o mercado cerca de 3500 garrafas deste espumante tinto bruto.

Para já a Adega está a apostar numa baixa produção para testar a reacção do consumidor. Segundo Ângelo de Jesus, enólogo residente da Adega, o vinho de 2003 já foi espumatizado e prevêem que este seja engarrafado em cerca de 10 mil unidades de espumante tinto, mas só será lançado em 2006.

Ângelo de Jesus disse que o novo espumante vai estar à venda só no mercado português, porque a produção é pouca e a Adega quer dá-lo a conhecer primeiro no nosso país. Mas o enólogo não descarta a hipótese de haver pretensões quanto ao mercado internacional, tendo sempre em conta as capacidades da Adega Cooperativa em satisfazer essas encomendas. Quanto ao preço do vinho espumante ainda não está definido, mas os responsáveis da empresa apontam para que este seja um pouco mais caro que o actual espumante branco.

Esta incursão pelos espumantes não é novidade para a Adega Cooperativa da Covilhã, esta já tinha lançado em 2001 o seu primeiro vinho espumatizado branco, voltando a lançar outro em 2002, devido ao bom resultado das vendas. "Até à data a procura pelo espumante branco tem sido óptima, esperamos que em relação ao tinto isso se mantenha", referiu Ângelo Jesus.

Quanto a novos produtos a adega tem algumas ideias em agenda, mas adianta que tudo vai depender das massas que vão receber. "Pelo que temos visto no campo há massas com alguma qualidade" referiu Ângelo Jesus. O resto do trabalho é feito nas instalações, com as novas uvas os especialistas em vinho vão ter que preparar a vinificação e realizar estágios em madeira.

Sem comentários: