quarta-feira, junho 30, 2004

Vinhos da Adega Cooperativa do Fundão

in: Diario XXI

“Fundanus prestige” D.O.C. tinto 2001
Notas de prova
Cor: Retinto.
Aroma: Frutos silvestres, caramelo e tabaco.
Sabor: Macio, denso, com bom equilíbrio entre o seu corpo e os taninos, terminando com boa persistência. Estagiou em barricas novas de carvalho.
Vinificação: vinificado através de uma selecção de vinhas D.O.C a sul da Gardunha e tem na sua composição 60 por cento de Aragonez e 40 por cento de Jaen. Cutimenta prolongada com temperatura de fermentação a 28ºC. Posteriormente, estágio em barricas novas durante um ano e garrafa durante um ano. Deve ser aberto 30 minutos de ser apreciado a uma temperatura de 16ºC. Acompanha muito bem cabrito assado na brasa e queijo picante.

Alpedrinha” D.O.C. tinto 2002

Notas de prova
Cor: Rubi carregado.
Aroma: Jovem com sugestão a frutos secos.
Sabor: Macio, boa estrutura, intenso, com persistência ficando a sugestão a frutos secos.
Vinificação: vinificado com uma selecção de castas D.O.C. - Beira Interior a sul da Gardunha, com uma curtimenta prolongada e controlo de temperaturas de fermentação, estagiando posteriormente em barricas de carvalho e garrafa
Deve ser apreciado a uma temperatura de 16ºC e acompanha muito bem costeleta de novilho assada na brasa.


“Cova da Beira” D.O.C. branco 2003
Notas de prova
Cor: Palha aberto.
Aroma: aroma bastante frutado muito agradável, com sugestões a frutos tropicais.
Sabor: Macio, boa estrutura com ligeiro acídulo que o torna fresco e que desperta o seu frutado que persiste. Óptimo vinho para ser servido como aperitivo, com pratos de peixe grelhados, óptima companhia para uma agradável conversa.
Vinificação: vinificado com uma selecção de castas D.O.C.-Beira Interior, proveniente de mosto lágrima de prensa pneumática, fermentando a temperaturas controladas de 18ºC. Deve ser apreciado a uma temperatura de 8ºC, serve-se como aperitivo e acompanha muito bem pratos de peixe grelhados.


Vinho tem garrafa nova
“Alpedrinha” com “excelente relação qualidade/preço”

O vinho “Alpedrinha”, lançado há pouco mais de um ano pela Adega Cooperativa do Fundão (ACF) mudou de garrafa, mas mantém a qualidade. A garrafa de meio litro dá agora lugar a uma de 0,75L. “Concebida para penetrar no mercado da restauração, chegámos à conclusão de que meio litro para duas pessoas é pouco e para uma é demais”, justifica o enólogo da Cooperativa, António Madaleno.
O vinho foi servido na segunda-feira, nas instalações da ACF, numa “prova cega” com mais três vinhos - “Ével”, “Esteva” e “Monte Velho” -, perante um painel de consumidores constituído por representantes da Comunicação Social regional. Numerados os copos de um a quatro e atribuídas as pontuações mediante a cor o aroma e o paladar, o “Alpedrinha” obteve o segundo lugar. “Para nós são resultados válidos, porque resultam de uma prova feita de forma aleatória para perceber o sentido dos consumidores”, considera António Madalena, sublinhando que “o vinho tem uma excelente relação qualidade/preço”, ao ser vendido a sensivelmente três euros por garrafa.
Destinado ao mercado regional e nacional, o “Alpedrinha” foi criado em homenagem ao cardeal de Alpedrinha - D. Jorge da Costa, nascido naquela vila em 1406. Durante a sua vida foi conselheiro do Rei D. Afonso V e confessor de D. Catarina (irmã deste Rei). Acompanhou ainda a vida de quatro papas (Sisto IV, Inocêncio VIII, Alexandre VI e Júlio II) e foi mentor do Tratado de Tordesilhas.


Vinho do Fundão com campanha de promoção própria em 2005
A Câmara do Fundão prepara-se para lançar no próximo ano uma campanha promocional do vinho do Fundão, “semelhante à campanha da cereja realizada recentemente”, revela ao Diário XXI o vice-presidente da autarquia, Carlos São Martinho Gomes. “Já lançámos o desafio à Adega Cooperativa para que, conjuntamente com a autarquia, se faça em 2005 a promoção dos nossos vinhos a nível nacional”, acrescenta.
“Trata-se de um produto relevante na nossa economia do sector primário”, justifica Carlos São Martinho realçando que além do vinho e da cereja serão também promovidos o mel, o azeite e o artesanato do concelho. E adianta: “São produtos distintos que se inserem na estratégia de tornar o Fundão cada vez mais conhecido e, por isso, terão campanhas próprias, com uma aposta forte em determinadas alturas do ano”.
Assegurando disponibilidade da parte da edilidade para ser “o pivot destas promoções”, São Martinho conclui: “Estão, inclusive, a decorrer negociações com os futuros concessionários das estações de serviço da A23 para a criação de postos de venda permanentes dos produtos do Fundão”.

Antigo futebolista deslumbrado com “Fundanus Prestige”
Paulo Sousa elogia produtos fundanenses

A caminho da Covilhã para participar em mais um programa do Euro 2004 da RTP, transmitido segunda-feira a partir da cidade serrana, o ex-futebolista Paulo Sousa parou no Fundão para provar os três novos vinhos lançados pela Adega Cooperativa.
O antigo centro campista português, diz-se “pouco apreciador de vinhos”, mas garante ter ficado deslumbrado “com a força” do novo “Fundanus Prestige” – D.O.C. tinto 2001. “É um vinho que enche a alma”, considera Sousa, que ainda arranjou tempo para dar alguns autógrafos, um deles assinado numa garrafa do novo “Cova da Beira” – D.O.C. Branco 2003. Entre as provas, a conversa girou à volta da “brilhante carreira” da Selecção Nacional do Euro 2004 e o ex-internacional português não deixou de vaticinar uma final entre Portugal e Republica Checa, a 4 de Julho.

Sem comentários: