domingo, junho 20, 2004

McCartney (também) escolhe Maria João Pires
in: www.tsf.pt
MÚSICA
McCartney (também) escolhe Maria João Pires
Paul McCartney escolheu a pianista portuguesa Maria João Pires para integrar a compilação das suas actuais preferências musicais, que foi editada para a edição de Julho da revista britânica «Uncut».

( 14:55 / 20 de Junho 04 )



É a segunda vez que Paul McCartney elege um músico português como um os seus preferidos. Em 1989 escolhera o trecho «Dança», de Carlos Paredes, para integrar a música ambiente da digressão mundial de então.

O ex-Beatle, que esteve em Portugal para o Rock In Rio, optou por «Nocturne No 2 In E Flat Major», do álbum «Chopin: The Nocturnes» (1996), da pianista portuguesa.

Paul McCartney nunca escondeu o seu gosto pela música clássica, tendo inclusivamente composto várias peças, como «Liverpool Oratorio» (1991), «Standing Stone» (1997) e «Ecce Cor Meum» (2001).

Numa entrevista recente, McCartney disse que se Mozart tivesse vivido nos anos 60 do século passado poderia ter sido o «teclista dos Beatles». «Mozart foi uma "pop star" do seu tempo», sublinhou.

Entrevista de Maria João Pires à TSF
PESSOAL... E TRANSMISSÍVEL
Maria João Pires
Prefere a vida ao palco e fugiu às salas de concerto para se dedicar, em Belgais, a um projecto pioneiro. A pianista Maria João Pires premiada pela UNESCO, esteve na TSF para conversar com Carlos Vaz Marques.

( 18:40 17 de Setembro 03 )



Registos audio:
pt1
pt2
pt3

Sem comentários: