terça-feira, maio 11, 2004

Transcrito de www.auqueobeira.net

Museu Municipal lança Revista EBVROBRIGA

O Museu Arqueológico Municipal José Alves Monteiro, lançou no passado dia 9 de Maio, o primeiro número da revista EBVROBRIGA, revista semestral dedicada às áreas de História, Arqueologia, Património e Museologia. O lançamento decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal do Fundão, e teve como oradores de destaque a Drª Trinidad Nogales e o Dr José Alvarez Martinez, respectivamente conservadora e director do Museo Nacional de Arte Romano de Mérida (MNAR).

"É impossível preservar o que não se conhece"

A sessão iniciou-se com o discurso do Dr Manuel Frexes, Presidente da Câmara Municipal do Fundão, que começou por se congratular pelas presenças de tanta gente ilustre ligada à arqueologia e ao património (Drª Raquel Vilaça, Dr Armando Coelho, Dr Luís Raposo (Director do M.N.A.), Dr Veríssimo Serrão, entre outros...).

A toada do seu discurso passou essencialmente por destacar a riqueza patrimonial que o Concelho do Fundão possui, e que tem vindo, gradualmente, a ser divulgada e investigada salientando a propósito a importância de sensibilizar a população para a preservação de tão importante acervo da História do Concelho.

O presidente da edilidade lembrou ainda a recente batalha travada e ganha pelo município na preservação do Castro da Argemela, "um dos mais bonitos campos patrimoniais pré-romanos da região".

Na hora dos agradecimentos, não deixou como vem sendo habitual, de referir a importância daquele que é a "alma mater" desta revista e do projecto de reabilitação do Museu Arqueológico Municipal José Monteiro, o Dr João Mendes Rosa. Pelo meio, o edil confessou ainda o desejo de no início do próximo ano proceder à inauguração das novas instalações do Museu.

"Uma publicação atractiva"

Tomando a palavra, a Drª Trinidad Nogales, Conservadora do MNAR, salientou a surpresa que a novel publicação constitui, quer pela sua apresentação, quer pela vontade declarada em se assumir como uma publicação que pretende também abarcar a área de museologia, tantas vezes vista como um parente pobre do estudo da História.

Por outro lado, destacou também a importância das publicações do género, já que, "aquilo que fica de nós é o que fica escrito", sublinhando ainda a importância de a comunidade científica dever fazer uso de uma linguagem atractiva nas suas publicações para deste modo, cativar a população em geral, evitando assim o destino de outras publicações que acabam por "morrer" numa comunidade muito restrita.

Finalmente terminou, endereçando as suas felicitações a todos os responsáveis pela revista EBVROBRIGA, "uma publicação de grande dignidade" e desejando felicidades à revista de uma forma bem latina: "Auguri".



Fundão

" Câmara do Fundão lança revista “Eburobriga

A Câmara do Fundão e o Museu Arqueológico Municipal vão lançar no próximo domingo a revista "Eburóbriga", uma publicação semestral dedicada à história e património do concelho. A apresentação, marcada para as 11horas no Salão Nobre da autarquia fundanense, estará a cargo de Trinidad Nogales, conservadora do Museu Nacional de Arte Romano de Mérida, seguindo-se uma palestra de José Maria Álvares Martinez, director do Museu Nacional de Arte Romano de Mérida, subordinada ao tema "Mérida, capital da Lusitânia Romana: espaço de memória e território de encontro de culturas". ..." (ver notícia...)

in O Interior 6 de Maio



Penha Garcia (Idanha-a-Nova)

" Fósseis passam a imóvel de interesse público

O parque icnológico de Penha Garcia, no vale do Ponsul, vai ser classificado como imóvel de interesse municipal de Idanha-a-Nova. Este é o primeiro passo para fazer do vale do Ponsul - onde estão identificados icnofósseis (marcas da actividade de organismos marinhos) com cerca de 480 milhões de anos - o primeiro geoparque do País, que se juntará a outros criados na Alemanha, França, Grécia e na vizinha Espanha. Uma figura prevista pela UNESCO, no âmbito da protecção do património e, que passa pela definição de um território que dispõe de um património geológico bastante significativo e no qual se deve desenvolver um conjunto de projectos de inventariação, preservação e divulgação dessa riqueza. A aposta na candidatura do vale do Ponsul a geoparque valeu à autarquia de Idanha-a-Nova o prémio Geoconservação 2004, atribuído pelo grupo português da Progeo, a associação europeia para a conservação do património geológico, e que foi entregue na passada quinta-feira, 22, no Centro Cultural Raiano. ..." (ver notícia...)

in Urbi et Orbi 4 de Maio

Sem comentários: