sábado, maio 29, 2004

in: Expresso, Guia todos os Espectáculos de 22 a 28 de Maio

Texto e fotografias de José Pereira
Viagem à terra dos cerejais
património histórico, arquitectónico, arqueológico e artístico existente no triângulo Fundão-Alpedrinha-Castelo Novo merece, só por si, figurar com prioridade em todos os memorandos de visitas obrigatórias. Se ainda o não fez, aceite a sugestão e dedique-lhe pelo menos um fim-de-semana. Caso já o tenha feito, lembre-se que há sempre algo a rever, ou um facto novo aqui, um achado ali, uma recuperação acolá. Esta viagem leva-nos também a Alcongosta e depois encosta acima da Serra da Gardunha, para fruir um cená-
A viagem prossegue com o retorno à povoação. Ao atingir o largo Álvaro Martins Batista, rio de relevos e enlevos vários sobre a Cova da Beira. Antes porém, percorramos placidamente o centro histórico da sede do concelho, espiolhando o espólio que nos chegou de centúrias passadas, seja de capelas, igrejas (onde avulta a Matriz), conventos, solares ou de outras construções erguidas a mando de gente nobre.
entre na primeira rua à direita, no sinal para a Quinta do Astieiro. Avance até deparar com um entroncamento (EN i8). Tome a direita em direcção a Alpedrinha. Do muito que há para ver nesta vila, sugerimos que não perca a Estrada Romana, o Chafariz D. João V, a Capela do Leão, a Casa da Câmara, o Palácio do Picadeiro, a Igreja Matriz, o Pelourinho, a Igreja da Misericórdia e o Museu dos Embutidos.


Terminada a passeata, encaminhe-se para a saída do Fundão (sentido de Castelo Branco), e 300 metros à frente corte no sinal para Alcongosta. A aldeia é pequena mas estimula a paragem - quanto mais não seja para apreciar o labor dos artesãos que, debaixo das suas casas, fazem cestaria com as guias dos castanheiros-, a Igreja Matriz, os templos do Espírito Santo, Santa Bárbara e S. Sebastião. Continue rua empinada arriba até desembocar no estradão de terra batida pelo qual acede à Casa do Guarda. Vá com cuidado porque apesar do trajecto ser curto, o piso é algo castigador para os pneus. Chegado ao topo, encha os pulmões de ar puro e a vista com a paisagem. É a Cova da Beira dos cerejais e castanheiros que se revela em todo o seu esplendor: árvores cobertas por florido manto branco por alturas de Abril; viçosas e carregadas de frutos no início do Verão. Em dias límpidos, a paisagem é de extasiar.
Unia panoránica de Alpedrinha Igreja Matriz
do Fundão (à direita) e Castelo Novo visto das muralhas.

O passeio acaba na aldeia histórica de Castelo Novo, rica em arquitectura religiosa, militar, civil pública e civil privada. Quando chegar, o melhor é dirigir-se ao posto de turismo e solicitar um roteiro para o ajudar a gerir o tempo. Como está próximo, pode começar logo ali pelo Chafariz da Bica e continuar pela Igreja da Misericórdia, Igreja Matriz, Castelo, Antigos Paços do Concelho, Fonte de D. João V e por aí adiante, pois é um nunca mais acabar de casas e monumentos.

Sem comentários: