domingo, abril 25, 2004

O Jornal do Fundão de 25/3/2004 reproduziu uma entrevista com António Saramago, apresentado como enólogo colaborador da Adega Cooperativa do Fundão e responsável pela selecção de vinhos que a mesma adega tem apresentado. A divulgação da entrevista, mas principalmente da informação de que António Saramago é enólogo da AC do Fundão, parece-me ser meritória e significativa, para a orientação de consumidores. Hoje em dia, alguns produtos, são muito valorisados quando conhecemos os responsáveis pela sua selecção. No domínio dos vinhos isso é praticamente indispensável, pela dificuldade técnica de um consumidor comum conseguir chegar à caracterisação do produto. Transcrevo uma opinião sobre alguns vinhos seleccionados por António Saramago, embora não se refira o Fundanus, lançado posteriormente e magnificamente caracterizado por António Saramago, na entrevista referida.
in:
quetalovinho.blogspot.com/ 2003_10_01_quetalovinho_archive.html

27 Outubro 2003
Os Vinhos de António Saramago
(Experiência enogastronómica apoiada pelos patrocinadores habituais).

"Espumante ACR 2001" - Travo com perfil tradicional para o género. Muito gasoso. Sendo da zona de Redondo, não está mal.

"Merus, Arinto 2002, Branco" - Doce e rude. Serão características compatíveis, no mesmo vinho ? Talvez acompanhando com umas tâmaras com chouriço ou umas ameixas com queijo terrincho.

"Tapada de Coelheiros, 2002, Branco" - Tem o prolongamento do chardonnay, sem a desvantagem de ser manteigoso.

"Tapada de Coelheiros, Chardonnay, 2002" - Muito intenso e complexo. Por isso, pela peculiaridade da casta, talvez deva ser somente usado para aperitivo ou talvez mesmo, sem mais aperitivos. É, em todo o caso, reservado a apreciadores de chardonnay.

"Hero dos Avós, Garrafeira, 1999, Tinto" - O agridoce de Setúbal. Áspero, mas bem compostinho. Vai longe. Talvez devesse ter ido mais longe antes de ser aberto e bebido.

"Quinta do Alqueve, Syrah 2001" - Há algum vinho mais áspero que este ? Em todo o caso, mais quatro graus de álcool e podia muito bem confundir-se com um Porto Vintage.

"Licoroso ACR - 30 anos" - Aroma animal, com notas de couro, dizia o LP.
posto por: pv / 12:31

Adega Cooperativa do Fundão C.R.L.

Conquistou em 1957, 1968, 1982 o 1º Prémio de Vinho (Concurso do melhor vinho tinto dos anos mencionados da J.N.V.).
Em Julho de 1992, no 38º Concurso Internacional, em Ljubljana- "VINO 92" obteve "Dois Grandes Diplomas de Honra, com medalha de ouro", com os vinhos:
- Praça Velha - Reserva de 1985
- Cova da Beira V.Q.P.R.D. (1990)

- No 56º Concurso do I.V.V. "O Melhor Vinho à Produção de 1992", obteve o 1º Prémio no Vinho Branco e no Vinho Tinto.

- No 57º Concurso do I.V.V. "O Melhor Vinho à Produção de 1993", obteve o 1º Prémio no Vinho Branco.

- No 58º Concurso do I.V.V. "O Melhor Vinho à Produção de 1994", obteve o 3º Prémio no Vinho Branco.

Sem comentários: