sábado, janeiro 31, 2004

in: Reconquista


Naturtejo apresenta-se com grande vitalidade
A verdadeira riqueza está no Interior



Seis concelhos, unidos pela natureza, deram o passo decisivo. Constituíram uma empresa de turismo, juntaram os privados e preparam-se para levar longe o nome da região e atrair muitos turistas. É um passo de gigante para trazer gente ao interior, que afinal passa a ser uma nova centralidade no contexto do país e da vizinha Espanha. As portas estão abertas, faça favor de entrar.



A Naturtejo está aí. Criada recentemente e ainda a dar os primeiros passos, já mostra grande vitalidade e empenho na divulgação e promoção da região. Constituída por seis concelhos, Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova, Oleiros e Nisa, esta empresa de turismo quer mostrar que por aqui existem excelentes condições, com urgência para serem desfrutadas. Este conjunto de concelhos associou-se para dar maior força ao grande projecto de desenvolvimento da região.

“Esta é uma nova fórmula que encontrámos, para levar por diante um conjunto de iniciativas que resolvam o problema das nossas terras, quanto à promoção e desenvolvimento turístico, potenciando as grandes capacidades que temos. Ou seja, não fomos pelos métodos normais que existem, que era constituir uma empresa municipal, ou de deixar os municípios cada um por si, mas encontrámos uma empresa onde estão as Câmaras e onde estão os privados, aqueles que sabem de turismo, aqueles que vivem do turismo e que poderão dar a esta empresa o seu contributo, uma vez que esse é o seu modo de vida e o seu trabalho. São uma mais valia importantíssima, para que esta empresa possa ter um papel preponderante, para tornarmos toda esta região um destino turístico”, diz Joaquim Morão, presidente da Câmara de Castelo Branco.

Mas, para já, a Naturtejo está empenhada em promover-se, com a edição de brochuras e diverso material, inclusive de multimédia, para fazer chegar a mensagem. O ponto de partida mostrar a empres foi a BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa e o primeiro trunfo lançado foi a apresentação da Volta a Portugal, que este ano se inicia nas Termas de Monfortinho (ver Desporto). Segue-se a Fitur - Feira Internacional de Madrid, até ao próximo domingo e, depois da realização de mais uma Assembleia Geral, para entrada dos últimos membros para a empresa, e que serão os privados, será a altura de começar a pensar nos grandes projectos, para cada um dos concelhos.

A Naturtejo passa, assim, a promover todo “um território de elevado potencial turístico e com inúmeros factores de atracção. Por ser uma região vasta mas homogénea, a Naturtejo oferece uma grande variedade de produtos turísticos, tendo como mais valia comum a natureza e as excelentes infraestruturas.

Gozando de uma excelente localização e acessos, abre horizontes e oferece mais de 5000 quilómetros quadrados de terra para descobrir”. É assim que se iniciam os promocionais da Naturtejo. Depois, há uma descrição pormenorizada de todas as potencialidades que aqui podem ser encontradas. Nomeadamente, o Parque Natural do Tejo Internacional, com a sua geologia, fauna e flora; a cultura, com Belgais, os museus, diversos eventos, a gastronomia e o artesanato; o património histórico, com as Aldeias Históricas, de Xisto e Típicas, os castelos e fortalezas, as igrejas e capelas e a arqueologia; o desporto na natureza; a saúde e o bem-estar; a religião; e todas as infraestruturas.


Autor: Cristina Mota Saraiva 29-01-2004 18:01:50

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